Olá, está enfrentando problemas com acne? Veja qual pode ser a raiz do problema, como evitar espinhas e dicas para skincare adequada aqui no Blog da Pele.
Pode até parecer, mas as espinhas não surgem da noite para o dia, sem explicação. Quando acordamos com essa inflamação estamos diante do resultado de todo um processo.
Você já se perguntou o que é acne e porque elas se formam? Porque acontece com algumas pessoas e com outras não?
A seguir vamos entender tudo sobre o assunto e você aprenderá como manter uma rotina de cuidados para evitar espinhas.
Acne Ou Espinha?
Antes de entender como evitar espinhas, vamos aprender a diferenciar a mesma da acne, afinal, não é a mesma coisa.
Em suma, a acne é uma doença de pele que engloba várias condições como:
- Bolhas
- Cravos
- Espinhas
Desse modo, para que a espinha se forme, como a enxergamos, antes surge o carvo. Isso mesmo, as espinhas são evoluções dos cravos.
Mas como os cravos aparecem na pele?
Bem… os cravos são inflamações que ocorrem em decorrência do entupimento dos poros com queratina (substância que produzimos naturalmente e que fortalece unhas e cabelo) e também de resto epiteliais.
Sendo assim, se os poros estão obstruídos, a gordura produzida para proteger a derme não tem como sair, se acumula e forma cravos.
Algumas pessoas geram uma quantidade maior de sebo, o que demanda mais cuidados com a limpeza. Por isso, pessoas com pele oleosa são mais propensas a cravos e espinhas.
Conhecendo As Possíveis Causas Das Espinhas
O próximo passo para saber como evitar espinhas é entender quais são suas causas.
Resumindo, eu já falei sobre um dos principais motivos pelos quais temos esse problema, o entupimento dos poros.
No entanto, existem várias outras causas e é importante que um dermatologista analise a pele para chegar a um diagnóstico. Somente assim, podemos ter acesso ao tratamento adequado.
A produção excessiva de gordura pode ser por questão genética, mas também é possível que haja uma disfunção hormonal.
Por isso, evitar espinhas na adolescência é tão difícil, isso porque nesta fase nossos hormônios costumam variar muito!
As mulheres também são mais propensas a sofrerem com o problema e o motivo é bem simples: mudanças hormonais no período menstrual ou doenças nos ovários (SOP), por exemplo.
Outra coisa que pode ocasionar o aparecimento de cravos com evolução para espinhas é o uso inadequado de cosméticos. Então, vou começar pela maquiagem que é a que mais causa danos à pele.
Pessoas que usam muita maquiagem, mesmo limpando como deve ser, podem desenvolver a condição, isso porque estes produtos também entopem os poros.
O condicionador de cabelo também pode causar espinhas, principalmente na região do pescoço e das costas.
Acontece porque é comum o produto escorrer e não o retiramos totalmente destes locais.
Como Evitar Espinhas – Cuidados Necessários
Agora sim vamos aprender como evitar espinhas e já adianto que não basta apenas seguir uma rotina de skincare. Também tem a ver com alimentação.
O que vou falar agora possui respaldo na ciência, então, preste bastante atenção, por favor.
Alimentos mais calóricos, ricos em gordura e glicose favorecem todo tipo de inflamações no corpo, inclusive causam cravos.
Contudo em pessoas que cuidam da pele e não têm tendência acneica, a ingestão dos mesmos pode não fazer diferença. Já em quem tem predisposição, as coisas podem ficar ruins.
Vamos então ao passo a passo de como evitar espinhas:
- Limpar a pele: a higienização da pele deve ser feita com frequência e usando produtos indicados. O ideal é lavar 3 vezes ao dia e tonificar.
- Evitar maquiagem: como já falamos aqui, o uso de maquiagem podem desencadear cravos e espinhas, então, procure reduzir.
- Evite produtos oleosos: se você possui pele oleosa, mista ou se está sofrendo com acne, a recomendação é preferir cosméticos ou dermocosméticos oil free, ou seja, livre de óleos na fórmula.
- Mantenha boa alimentação: uma dieta balanceada e saudável é uma das principais dicas de como evitar espinhas, então foque nas frutas e vegetais. As carnes devem ser mais magras.
- Hidratação: beber água mantém a pele sempre muito bem hidratada, o que faz com que produzamos menos gordura.
- Cuidado com os hormônios: por fim, vale a pena avaliar as taxas hormonais pelo menos duas vezes ao ano.
Gostou das dicas de como evitar espinhas, acnes, cravos e outros problemas de pele? Continue acompanhando o blog e tenha uma pele saudável!
Em alguns posts e páginas, incluímos produtos que consideramos úteis para nossos leitores. Se você comprar através dos links desses produtos, o preço final não muda, mas podemos ganhar uma pequena comissão.
Deixe um comentário