Início » Cicatriz De Acne Tipos + 3 Dicas De Tratamentos

Cicatriz De Acne Tipos + 3 Dicas De Tratamentos

A cicatriz de acne não precisa ser para sempre, tratamentos com peelings ácidos, dermoabrasão, microdermoabrasão resolvem! Veja a seguir aqui no Blog da Pele.

A acne é uma inflamação da pele que sempre deixa alguma consequência. Pode ser uma mancha ou cicatriz e nesse segundo caso, os danos à aparência são maiores.

Tratar mancha na pele não é fácil e costuma levar um tempo, mas os resultados, na maioria das vezes, são bons.

Por outro lado, o tratamento da cicatriz de acne é algo mais complexo, pois estamos falando sobre recuperar uma pele que teve sua estrutura muito agredida.

Sem dúvida, as cicatrizes deixadas pelas espinhas conseguem destruir a autoestima e abalam muito nosso psicológico. Por muito tempo não tínhamos uma solução eficaz para elas, mas hoje é perfeitamente possível reduzir e até acabar com o problema.

Sendo assim, se você está se sentindo mal quando se olha no espelho, sente vergonha de sair… por causa da cicatriz de acne, veja como resolver.

O Que Causa A Cicatriz De Acne?

Por certo, você já ouviu dizer que espremer espinhas pode deixar cicatrizes, e isso realmente pode acontecer. Contudo essa não é a única causa da cicatriz de acne.

As marcas são decorrentes do próprio processo inflamatório que algumas vezes ocorre em camadas mais superficiais e outras em camadas mais profundas.

Quando a inflamação é superficial, nossa pele consegue expelir o pus com facilidade, dentro de alguns dias.

Quando isso não acontece, o pus permanece no local por muito mais tempo e as enzimas protetoras também ficam atuando. Isso faz com que as células não conseguem se regenerar totalmente, gerando as marcas.

É Possível Prevenir A Cicatriz De Acne?

Sim, alguns cuidados nos permitem fazer essa prevenção, mas nem sempre o resultado é 100%.

Em tese, são cuidados básicos que qualquer pessoa pode ter em casa. Vejamos quais:

  • Reduzir a inflamação local: o objetivo é conseguir controlar a inflação para que ele não alcance camadas mais profundas da pele. Portanto, é necessário usar produtos indicados para acne. Evite produtos recomendados para pele oleosa e acneica, pois eles também podem ser agressivos.
  • Não mexer: cutucar uma lesão aumenta a inflamação, tendo em vista que levamos mais bactérias ao local. Se puder reduzir o uso de maquiagem também seria bom.
  • Deixar a casquinha: as casquinhas são uma forma de proteção da pele quando estamos curando um processo inflamatório, então não arranque!
  • Usar filtro solar: o uso do protetor solar ajuda a evitar manchas, o que deixa a aparência da pele ainda mais prejuducada.

Tipos de Cicatrizes De Acne

Cicatriz De Acne Tipos + 3 Dicas De Tratamentos
Cicatriz De Acne Tipos + 3 Dicas De Tratamentos

As cicatrizes deixadas por espinhas não são todas iguais, por isso é importante que um profissional avalie e defina um tratamento. Vamos conhecê-los!

  • Hipertróficas: cicatrizes protuberantes e com tom avermelhado somente no local;
  • Atróficas: nestas existe uma perda de tecido, o que dá uma aparência de crateras (buracos) na pele;
  • Quelóides:  são avermelhadas, altas mas ultrapassam o local da inflamação;

Tratamento Para Cicatriz De Acne – Veja As Opções

Hoje em dia temos muitos cosméticos que podem ajudar a evitar a cicatriz de acne, mas se ela já se instalou, veja o que pode fazer.

1.   Peeling Com Ácidos

Um tratamento bem comum para o tratamento da cicatriz de acne é o peeling químico. O profissional aplica uma quantidade segura de produto na pele e o mesmo promove regeneração gradual.

A pele sofre uma descamação e ganhamos ou pele novinha com menos marcas, manchas e linhas de expressão.

Esta opção pode ser usada com eficácia e recupera cicatrizes mais profundas, então, vale muito a pena.

2.   Dermoabrasão

Consiste em fazer uma esfoliação usando materiais que lixam a pele, removendo camadas externas e marcadas. O mais comum são materiais como ponteiras de diamante, e cristais de alumínio e cristais.

3.   Laser

O laser age promovendo uma leve queimadura que inicia um processo de aumento das fibras de colágeno, reduzindo a cicatriz. A quantidade de sessões vai depender do tipo de cicatriz.

Ficou com alguma dúvida sobre tratamentos e tipos de cicatriz de acne? Deixe um comentário!

Em alguns posts e páginas, incluímos produtos que consideramos úteis para nossos leitores. Se você comprar através dos links desses produtos, o preço final não muda, mas podemos ganhar uma pequena comissão.

[noptin-form id=2654]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo